Aprovada urgência a projeto que regulamenta atuação de PF em roubos a bancos

Projeto coloca os crimes de roubos a bancos e ataques a caixas eletrônicos na competência dos policiais federais. Alteração será votada já na próxima semana.

08/04/2015 – Saga Policial /

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8) urgência para o projeto que inclui entre as responsabilidades do Departamento de Polícia Federal (DPF) investigar roubos a bancos, sejam assaltos em agências bancárias ou ataques a caixas eletrônicos.

Segundo o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que presidia a sessão, o texto (PLC 13/2015) deve ser votado na próxima semana.

De acordo com o projeto, a atuação da Polícia Federal será exigida apenas quando o crime envolver quadrilha e houver indícios de atuação interestadual. Essa exigência de que o crime envolva agentes de mais de um estado foi prevista pelo substitutivo aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Pela proposta original (PL 6648/13), do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a PF seria sempre responsável pela investigação desses casos. Mas o autor concordou com as mudanças. “Se há uma falsificação de medicamentos, ou roubo de remédios, a Policia Federal é acionada, mas se uma quadrilha rouba valores e foge para outro estado, a PF não pode atuar”, disse ao defender a proposta.

O texto original também tornava assalto a banco crime contra o sistema financeiro nacional, mas o substitutivo modificou a legislação a ser alterada pelo projeto. O texto passou a alterar a Lei 10.446/02, que dispõe sobre infrações penais de repercussão interestadual ou internacional que exigem repressão uniforme. No projeto original, a alteração seria na Lei de Crimes contra o Sistema Financeiro (7.492/86).

Íntegra da proposta:

PL-6648/2013

Fonte: Senado Federal e Agência Senado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

48
3-propaganda-lateral-1-nova
69
6-nova-propaganda-lateral-2-prf
70
pub
71
300x250pmmg
72
300x250_estrategia
317
nopub
Gostaria de anunciar ou apoiar o site

2016 - Todos os direitos Reservados